Por que a empresa precisa de um blog?

(Última atualização em 24 de maio de 2022)

Está se perguntando por que a empresa precisa de um blog? No conteúdo de hoje, nós da FreshLab iremos te mostrar!

 

Se você é dono, gestor de uma empresa ou somente se interessa pelo assunto, provavelmente já parou para pensar na função de um blog para sua marca. Até porque, ao acessarmos diferentes sites em busca de informações, sempre nos deparamos com essa página voltada à artigos cheios de conteúdos interessantes. 

 

Dessa forma, se perguntar por que a empresa precisa de um blog é normal e ocorre com certa regularidade dentro dessas organizações. Isso acontece, principalmente, dentro de empresas que ainda não contam com essa página. Mas, afinal: Qual a função que um blog tem dentro do site de uma empresa? 

 

Se você está com essa dúvida, não se preocupe, pois no artigo de hoje produzido pela FreshLab, você irá esclarecer essa e outras questões. Sendo assim, pega uma xícara de café para continuar com a leitura do material a seguir. Mas, antes de mais nada, vamos começar explicando melhor o que é um blog. Vejamos: 

 

O que é um Blog? 

 

Explicar o que é um blog vai muito além de simplesmente falar que um blog é uma página onde empresas postam artigos. Podemos dizer, que uma empresa precisa de um blog para chamar a atenção de leitores. Isso porque, um blog é um local onde a marca irá depositar informações sobre seus produtos e serviços com foco no leitor.

 

Ou seja, digamos que uma empresa produz e posta conteúdos sobre como manter suas bicicletas (produtos) funcionando adequadamente. Através de técnicas de SEO e informações relevantes, esse texto pode chegar a leitores que buscam esses conhecimentos. Assim, tem-se a apresentação da marca a um consumidor engajado.

 

Diante disso, além de auxiliar esse usuário a resolver sua questão, a empresa ainda consegue apresentar seus produtos a quem se interessa pelo assunto. Futuramente, caso esse leitor venha a trocar de bicicleta (produto), pode optar por consumir da empresa dona do produto que o interessa. 

 

Podemos dizer então, que um blog é uma fonte de informações que tem como objetivo oferecer conteúdos de valor a possíveis clientes. Ao mesmo tempo,  serve para anunciar os produtos da empresa de maneira sutil e convidativa. Essa técnica de marketing digital, pode ajudar e muito no posicionamento virtual de sua marca. 

 

Mas, afinal: Por que a empresa precisa de um blog? 

 

Agora que você já sabe o que é um blog e tem uma noção de para que ele serve, vamos saber porque a empresa precisa de um blog. Confira abaixo, alguns dos motivos que nós, da FreshLab, separamos para você. Em cada um deles, você irá entender um pouco mais sobre a necessidade desta página nos sites de empresas. 

 

A empresa precisa de um blog para posicionamento orgânico

Se tem um bom motivo para investir na criação de um blog para sua empresa, é o posicionamento que essa página pode proporcionar à sua marca. Isso porque, através de artigos produzidos com foco em SEO, é possível fazer seus textos aparecerem na primeira página dos mecanismos de busca. 

 

Assim, os artigos produzidos para o blog de sua organização atuam como uma ferramenta de apresentação da sua marca para possíveis clientes. Sem contar que, através desse posicionamento, esses consumidores passam a ver sua marca como referência. Ou seja, aumento nas vendas e fechamento de negócios é possibilitada. 

 

A empresa precisa de um blog durante o aumento nas vendas 

Já que estamos falando sobre aumento nas vendas o que, como sabemos, é um dos principais objetivos das empresas, vejamos como um blog ajuda nisso. Primeiramente, a empresa precisa de um blog para aparecer na tela de quem precisa de seus produtos e serviços. 

 

Em segundo lugar, após conhecer sua marca, os clientes irão começar a consumir de sua empresa, ou seja, tem se aí o aumento nas vendas. Isso também ocorre pelo motivo citado acima: a credibilidade em sua empresa como referência. Até porque, aparecer na primeira página do Google não é para qualquer um, não é mesmo?

 

A empresa precisa de um blog no fortalecimento de marca 

Como resultado do melhor posicionamento e com o aumento considerável nas vendas, a empresa passa a ter sua marca fortalecida. Mas, o que é isso? Grandes empresas, sim, aquelas que vieram em sua mente quando você leu a palavra, realizaram um dedicado trabalho de marketing digital para chegarem onde estão.

 

A empresa precisa de um blog justamente para isso: ter em suas ações, uma ação de Inbound Marketing com foco nos resultados citados neste artigo. Mas, como eu posso investir na criação de um blog e demais ações com foco em resultados concretos? Bom… para isso, basta você acessar o link abaixo.


Dê o primeiro passo rumo ao crescimento de sua empresa: Bora lá?

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks