Campanha de Natal: já preparou a sua?

(Última atualização em )

Natal, já? Sim! Dezembro ainda não chegou, mas muitos profissionais de Marketing e de e-commerce já estão pensando no que fazer para o Natal. Uma estratégia bem planejada para o Natal pode fazer a diferença na hora de contabilizar os resultados do seu negócio. Por isso, confira as nossas dicas para montar uma campanha de Natal e surpreenda-se!

Tudo começa com antecedência

Uma boa campanha de Natal não pode ser feita às pressas. Como você vai perceber ao longo deste post, existem muitos pontos que devem ser considerados. Por isso é tão importante começar a planejar tudo com antecedência.

Os consumidores estão cada vez mais antecipados nas compras para evitar correrias de último minuto. É por esse motivo que o recomendado é começar a se planejar com pelo menos 60 dias de antecedência.

Também é importante considerar o prazo de entrega para as cidades que seu e-Commerce atende. Afinal, o público da sua campanha precisa receber suas comunicações, comprar e ainda ter tempo hábil de receber o produto antes do Natal. Atrasar os presentes de Natal dos seus clientes pode ser desastroso para sua loja.

Melhores canais de divulgação

Na época do Natal, divulgação é tudo. Afinal, todo mundo tem competição acirrada na escolha de presentes. Por isso, estratégias de divulgação são um grande foco de quem quer garantir um retorno positivo nessa época do ano.

O Facebook Ads já é um grande aliado dos e-Commerces durante o ano inteiro. Além de permitir uma boa distribuição de conteúdos visuais, ele também facilita a segmentação de quem vai receber seu anúncio.

Se sua loja oferece descontos e promoções durante a época de Natal, por exemplo, é interessante fazer anúncios para quem já conhece sua marca. Elas terão o desejo de consumo mais aflorado com relação à sua marca, principalmente em promoções especiais, que podem despertar aquele desejo ou ideia fantástica de presente.

A Rede Display do Google também pode cumprir esse objetivo, direcionando anúncios para pessoas que já visitaram seu site. E ainda falando de Google, além da Rede Display, você também pode usar a Rede de Pesquisa do Google Ads.

Nela, você pode focar em palavras-chave que remetem à sua marca. Ou seja, é uma ótima estratégia para gerar vendas de quem já está procurando sobre sua loja. Nesse caso, o anúncio pode comunicar descontos e promoções para estimular a compra.

Além de mídia paga, outros canais de relacionamento são perfeitos para divulgar campanhas de Natal. Afinal, é sempre bom lembrar que, durante essa época, os custos dos anúncios sobe bastante. Nesse caso, o e-mail marketing é ideal para gerar vendas. A estratégia aqui também é parecida com as outras: oferecer condições especiais, descontos e novidades para quem já segue sua marca!

Itens que você não pode esquecer

Nessa época do ano, tudo se veste de Natal. E seu e-Commerce também pode entrar na onda. Afinal, a experiência do cliente é tudo nessas horas.

Algumas lojas deixam seus sites e blogs com uma cara mais natalina, trocando banners e caracterizando a logo. Falando nisso, muitas marcas que têm loja física e virtual deixam tudo com a mesma temática para que as lojas tenham mais unidade.

Enquanto você já está com a mão na massa, pode também alterar alguns banners da sua homepage para focar em produtos que têm mais potencial de sucesso no Natal. Quem sabe até dar destaques para kits de produtos (uma categoria que atrai bastante a atenção de quem está procurando presentes).

Uma outra maneira de chamar a atenção para determinados produtos é criar categorias como “Natal” ou “Dicas de Presente”. Assim você influencia a venda de produtos que têm mais potencial de sucesso nessa época do ano.

Depois de ler esse post, você não só está preparado para começar sua campanha de Natal como também, com certeza vai vender muito!

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