O que é teste A/B

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

O teste A/B é o ato de executar um experimento simultâneo entre duas ou mais variantes de uma página para ver qual apresenta o melhor desempenho.

Imagine, por exemplo, que você queira testar uma campanha de geração de leads. Claro, você pode fazer uma campanha de único público, cruzar os dedos, e aguardar por bons resultados. Mas, e se você estiver errado?

Pequenos erros podem nos custar caro! 

Ao enviar metade do seu tráfego para uma versão da página e outra para direção contrária, você consegue reunir evidências sobre qual funciona melhor antes de se comprometer a alterar a maneira de lidar com a campanha.

Na prática, o teste A/B permite que você tome todas as decisões mais importantes sobre sua campanha consciente de como as pessoas realmente se comportam quando acessam sua página.

Mas, calma. Soa confuso nesse primeiro instante, porém, estamos decididos em fazer você entender o quê é teste A/B e como o time da Fresh Lab trabalha para fazer isso acontecer com sucesso em campanhas como a sua. Vamos lá?

O que é teste A/B?

Quando nós, profissionais de marketing, criamos uma Inbound Page, escrevemos cópias de e-mail ou criamos botões de CTA, pois é tentador usar nossa intuição para prever o que fará as pessoas clicarem e se converterem.

Mas basear as decisões de marketing em um ”sentimento” pode ser bastante prejudicial para os resultados.

Assim, ao invés de confiar em suposições ou intuições para tomar nossas decisões, é muito melhor executarmos um teste A/B – comumente chamado de teste de divisão. Extremamente valiosos, testes A/B conseguem compreender os diferentes comportamentos nos mais diferentes tipo de público. Algo que funciona para uma empresa do mesmo segmento que o seu pode não necessariamente funcionar para você. E, de fato, nós como especialista de otimização em taxas de conversão e resultados, preferimos não usar termos como ”práticas recomendadas” pois talvez não seja a melhor prática para você.

Todavia, testes A/B podem ser extremamente complexos. Então, se você não tiver alguém nos cuidados de sua campanha, poderá fazer suposições incorretas sobre o que as pessoas gostam e o que as fazem clicar em sua campanha – decisões que podem facilmente te desinformar sobre outras partes de uma estratégia completa.

Assim, o teste A/B ajuda os profissionais de marketing a observar o desempenho de uma campanha ao lado de outra. Abaixo separamos dois tipos de testes A/B que são possíveis de realizar para aumentar a taxa de conversão de seu site:

Teste de experiência do usuário

Talvez você queira testar como um determinado botão de apelo à ação (o famoso CTA) tem seu desempenho em diferentes áreas do site. Seja no topo da sua página inicial, na barra lateral ou ao final da sua página, se o desejo é melhorar a atual taxa de cliques.

O teste A/B tem o objetivo de testar sua teoria. É possível criar uma outra página alternativa que refletisse essa alteração no posicionamento do CTA. O design atual – ou o ”controle” é a versão A. Já a versão B seria o ”concorrente”.

Em seguida, testaríamos essas duas versões mostrando a cada uma delas uma porcentagem pré-determinada de visitantes do site. Idealmente, a porcentagem de visitantes que vêm uma das versões é a mesma.

Teste de design

Ou talvez você queira descobrir se a alteração da cor do botão da frase de seu CTA pode aumentar sua taxa de cliques.

Para testarmos essa teoria no A/B, criamos um botão de CTA alternativo com uma cor de botão diferente que leva à mesma landing page de controle.

teste-ab-exemplo

Se em seu site você está utilizando um botão vermelho de CTA em seu conteúdo e a variação verde recebe mais cliques após o teste A/B, isso pode mudar a cor padrão de sua call to action para verde.

Entender o que é teste A/B é entender os seus inúmeros benefícios

Se hoje as empresas B2B estão descontentes com todos os leads não qualificados que recebem por mês, o e-commerce, por outro lado, está enfrentando uma alta taxa de abandono de carrinho. Enquanto isso, a mídia e as editoras lidam com o baixo envolvimento dos espectadores.

Essas métricas principais de conversão são afetadas por alguns problemas comuns, como vazamentos no funil de conversão, desistências no checkout e etc. Abaixo separamos algumas das razões pelas quais você deveria fazer testes A/B para lidar com todos esses problemas:

Deseja resolver pontos de dor do visitante

Os visitantes do seu site atingem um objetivo específico que eles têm em mente.

Seja entender mais sobre o seu produto ou serviço, comprar sua marca, ler ou aprender mais sobre um tópico específico, ou simplesmente navegar pelo seu site. Qualquer que seja o objetivo do usuário, ele pode enfrentar alguns problemas comuns ao atingir seu objetivo: talvez o seu usuário não esteja conseguindo encontrar o botão de CTA para comprar, não consiga visualizar sua solicitação no carrinho ou sua experiência por completo já esteja arruinada.

Independentemente, não ser capaz de atingir seus objetivos leva à atritos e, eventualmente, afetará suas taxas de conversão.

Tudo isso, acumulado, dirá através de ferramentas de análise um pouco mais sobre o comportamento de seus visitantes, através de mapas de calor, visitas no site, tempo de visita e poderá ser utilizado para solucionar os primeiros problemas de seus visitantes.

Não pense que isso vale apenas para empresas de grande porte: todo e qualquer tipo de empresa, seja e-commerce, agência de viagens, educadora ou midiática terá que trabalhar pensando na qualidade da experiência do usuário.

Obtenha melhor ROI do tráfego existente

Como percebemos trabalhando ao longo dos anos com marketing digital, o custo de adquirir tráfego de qualidade pode ser enorme.

O teste A/B permite tirar o máximo proveito do tráfego existente e ajuda a aumentar a conversão sem ter que gastar na aquisição de novo tráfego. Os testes A/B podem fornecer um alto ROI, já que às vezes, até as alterações mais pequenas podem resultar em um aumento significativo nas conversões.

Reduzir a taxa de rejeição

Uma das métricas mais importantes a serem rastreadas para avaliar o desempenho do seu site é a taxa de rejeição.

Pode haver muitos motivos para a alta taxa de rejeição em seu site, como milhares de opções na escolha, incompatibilidade de expectativas, lentidão e assim por diante. Como sites diferentes atendem a objetivos diferentes e atendem a diferentes públicos, não há como garantir a taxa de rejeição.

Uma maneira de fazer isso é através do teste A/B.

Através dele, é possível testar diversas variações de um elemento do seu site até encontrar a melhor versão possível. Isso melhora sua experiência como usuário, faz com que seus visitantes visitem seu site e reduz suas taxas de rejeição.

Faça modificações de baixo risco

É possível fazer pequenas alterações incrementais em sua página da web a partir de testes A/B em vez de redesenhar a página inteira. Isso pode reduzir o risco de comprometer sua taxa de conversão atual. O teste A/B permite que você direcione seus recursos para obter o máximo rendimento com modificações mínimas, resultando em maior ROI.

Um exemplo disso pode ser as alterações nas descrições dos produtos.

Você pode executar um teste A/B ao planejar remover ou atualizar as descrições do produto. Nós ainda não sabemos como seus visitantes reagirão a nova mudança, e os testes A/B são uma maneira de determinar de que lado a balança será inclinada.

Entenda mais sobre o que é teste A/B com a Fresh Lab

O teste A/B permite que você obtenha a verdade sobre o conteúdo e o marketing que seu público-alvo deseja ver.

Então, ter um time especialista será essencial para você obter sucesso em suas futuras campanhas. Quer saber mais sobre esse assunto?

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