Planejamento de Nutrição de Leads

(Última atualização em 3 de março de 2022)

Esqueça o seu produto ou serviço por apenas um segundo. Você até pode embrulhar, amarrar com um lindo laço e oferecer ao melhor preço – mas nada disso importará. Mesmo com o melhor produto do mundo em mãos, sua empresa pode estar fadada ao fracasso, sem ninguém saber! Com um planejamento de nutrição de leads, feito pelos especialistas em marketing digital da Fresh Lab, traremos resultados reais que contribuem para o seu aumento de leads. 

Leads significam mais receita. E mais receita significa mais lucro. Quer saber como? Continue lendo esse artigo!

Planejamento de Nutrição de Leads

Para quem busca uma quantidade maior de usuários engajados e convertidos em sua marca, um planejamento de nutrição de leads é perfeito para isso. Estratégias como conteúdos, otimização de site e redes sociais, além do monitoramento correto, contribuem claramente para o seu sucesso. 

Se bem aplicadas,  essas táticas irão captar novos leads, ajudando você a comercializar seus produtos e serviços e fechar novas vendas. Mas então, como funciona o planejamento de nutrição de leads para a minha marca e quais estratégias geram mais?

O que é um lead?

Para o marketing, o lead é um indivíduo que mostra interesse nos produtos ou serviços de uma marca, o que faz dele um cliente em potencial. O objetivo principal de qualquer empresa é gerar o maior número possível de leads. Afinal, o planejamento de nutrição de leads é um caminho obrigatório a ser traçado para isso! 

Nossa meta durante o planejamento é orientar os clientes em potencial através do funil de vendas com conteúdos e ofertas relevantes para sua compra.

Quais são os tipos de leads?

Primeiramente, ao classificarmos um lead, nós o posicionamos no funil de marketing com uma colocação. O marketing considera a existência de três tipos principais de leads:

  • Lead Qualificado de Informações: são indivíduos que ainda estão no início da jornada do comprador. Nesse estágio, é nosso dever oferecer informações úteis sobre um tópico relevante para a consulta dos usuários em troca de dados pessoais, como nome, endereço de e-mail, local etc. Esse tipo de lead é chamado de ‘’lead frio’’.
  • Qualificado em marketing: encontram-se no meio do funil de vendas. Manifestam interesse contínuo em uma empresa e, depois que os clientes em potencial identificam algum problema, geralmente procuram qual foi o jeito da empresa de lidar com ele. Esse tipo de indivíduo é chamado de ‘’lead chumbo quente’’.
  • Lead qualificado em vendas: esse indivíduo está na parte inferior do funil. Costuma expressar sua vontade de fazer uma compra! Assim como o lead de marketing, costuma ser chamado de ‘’lead chumbo quente’’. 

Como o planejamento de nutrição de leads me ajuda?

Os hábitos do consumidor estão mudando constantemente e o que seus clientes querem e esperam hoje é diferente do que eles queriam e esperavam há cinco anos. Portanto, como profissionais de marketing, precisamos mudar a maneira como comercializamos e vendemos para corresponder à maneira como as pessoas realmente compram e buscam por nossos produtos e serviços. 

Para o time da Fresh Lab, gerar leads de grande quantidade e qualidade é um dos nossos objetivos mais importantes. E, através do planejamento de nutrição de leads, podemos nos encher de perspectivas de vendas, devido a eficácia em nossas tantas campanhas de geração de leads. 

A nutrição de leads é o processo de construção de relacionamentos efetivos com clientes em potencial durante toda a sua jornada de compra. Ela encurta o contato e o mantém com os compradores, ao invés dos e-mails tradicionais e explosivos geralmente ocultados, ignorados ou captados pelos filtros. 

Assim, ao implementarmos o planejamento de nutrição de leads bem-sucedido, estabelecemos uma rede de comunicação entrelaçando seu site, redes sociais e canais móveis, garantindo que os compradores se certifiquem da sua confiabilidade e estejam prontos para comprar ou usufruir dos seus serviços. Sem um planejamento de nutrição de leads, sua empresa poderia passar despercebida e você pode perder leads que acabariam se tornando clientes.

A nutrição de leads cria confiança nos compradores, aumentando sua propensão a comprar. Afinal, as estratégias envolvidas no planejamento de nutrição de leads nos permitem ouvir e responder corretamente aos clientes em redes sociais, e-mail e dispositivos, para que você esteja presente sempre quando os mesmos quiserem se envolver. Trabalhar com a nutrição de leads como uma ferramenta para atingir objetivos e definir ações qualitativas e quantitativas é uma das melhores jogadas para o marketing digital da sua empresa!  

Como planejar a sua nutrição de leads

Com quais ferramentas trabalhamos? 

Isso sempre é decidido de acordo com o orçamento disponibilizado para a sua campanha. É possível fazer postagens de redes sociais apenas ou criar anúncios PPC (Pay Per Click) no Google ou outros mecanismos de pesquisa. 

A nutrição de leads é um processo complexo, que envolve a gestão da base de leads e criação scripts de disparo que são inteligentes e tomam decisões com base nas ações de seus leads. Por isso a nutrição deve ser feita através de plataformas específicas para este propósito, tais como a RD Station, Lead Lovers, entre outras. Também é importante ressaltar que a nutrição dos leads habitualmente é feita por e-mail, mas em alguns casos também pode ser feita em conjunto com disparos de SMS, Whats App ou anúncios de remarketing.

Como os nossos esforços são direcionados?

Pensamos sempre nos tipos de indivíduos interessados em seus serviços e em quais necessidades eles possuem nesse momento. Dessa forma, compartilhamos as suas soluções com o seu público-alvo através da ajuda de canais promocionais adequados ao seu plano de negócios e orçamento. 

E como funciona no inbound marketing?

A geração de leads no Inbound Marketing envolve a criação de uma variedade de informações e incentivos que os clientes em potencial podem seguir em direção a uma empresa, produto ou serviço. Por exemplo, a atual página do site da Fresh Lab é classificada como uma técnica de geração de leads de inbound, pois faz uso de informações detalhadas sobre nosso serviço para atrair clientes em potencial por meio da pesquisa do Google. 

A situação no Outbound é diferente?

A geração de leads no Outbound tem como objetivo entrar em contato direto com o grupo de possíveis clientes-alvo com uma mensagem promovendo sua empresa, serviço ou produto através de vários canais. Por exemplo, as campanhas de e-mail direto segmentam e alcançam clientes em potencial altamente selecionados com uma mensagem personalizada sobre um serviço ou produto. 

Como alimentar os seus Leads?

Vamos lá: durante o planejamento de nutrição de leads, nós já teremos entendido quem são, como alcançar e os educar, e como irão virar consumidores. Perguntas em quais estágios da jornada do funil o seu lead está – seja no topo do funil (conscientização), meio do funil (consideração) ou parte inferior (decisão) são as mais relevantes quando  o assunto é alimentar leads. Depois disso, somos capazes de pensar em táticas de nutrição de leads, tais como:

  • E-mail marketing: com objetivos específicos, os nossos e-mails são direcionados de acordo com o estágio no funil de vendas da pessoa. Cada e-mail marketing poderá ser específico para esse lead. Pensamos sempre em eventos ou características pessoais do seu público.
  • Newsletters: conteúdos educativos e qualitativos ajudam a conquistar liderança entre o mercado e confiança entre seus clientes.
  • Relacionamentos: a ideia soa óbvia, mas criar e enraizar um relacionamento com seus clientes e leads atuais é a melhor forma para vender. Além de confiável, os seus clientes ajudam em suas recomendações e indicações futuras.

E minhas redes sociais?

Nós não nos esquecemos delas em nosso planejamento de nutrição de leads. Aproveitamos sim as redes sociais para nos conectarmos e nos envolvermos com a sua audiência. O motivo é muito simples: todas as plataformas oferecem diversas oportunidades para pequenas e médias empresas como a sua de gerarem conversas com potenciais clientes e gerar esses novos leads. 

Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin comercial, Pinterest ou uma página do Youtube – todas essas são oportunidades grandiosas para nós atrairmos seu público, depois canalizá-los através do funil para se tornarem leads. Além disso, depois de conquistarmos esses leads, suas redes sociais podem ser usadas continuamente para conversar com eles, descobrirem mais sobre o que precisam e o que querem. Quantos mais pontos de contato positivos nossos clientes tiverem com a sua empresa ao longo do tempo, maior a probabilidade de eles confiarem em sua marca e, eventualmente, comprarem com você. 

Sua geração de leads deve ser pensada como um processo de contínuo e de longo prazo. Ao ter um time eficiente de marketing digital ao seu lado, esse processo é 100% otimizado e irá aumentar suas oportunidades de crescimento nos negócios! 

Cresça mais com nosso planejamento de nutrição de leads

Afinal, o processo de nutrição de leads ajuda as empresas a entender quais táticas estão trazendo os melhores contatos, para que dessa forma, estejamos diretamente ligados à otimização da sua estratégia de vendas de maneira eficaz. Além disso, a nutrição de leads documenta o histórico completo de interações e experiências de uma pessoa com sua empresa, cabendo a nós analisarmos exatamente como esse indivíduo foi convertido de um cliente em potencial para um cliente real.

Além disso, esses benefícios trazidos por nossa equipe de marketing geram grande impacto em seu resultado final. O processo de vendas integra-se perfeitamente à nutrição de leads, razão pela qual fica cada dia mais evidente a importância de uma equipe de marketing para oferecer esses recursos. Um bom planejamento de nutrição de leads será a espinha dorsal de uma operação de vendas bem-sucedida. Quer saber mais?

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