O que são gatilhos mentais em Inbound Marketing?

(Última atualização em 23 de junho de 2022)

Mas, afinal: O que são gatilhos mentais e como são utilizados em Inbound Marketing? 

 

Você pode até não ter percebido ainda, mas tudo que você lê na internet foi pensado estrategicamente. Artigos de blog, posts em redes sociais, até mesmo vídeos são construídos através de técnicas. Tais estratégias visam chegar a um objetivo específico com quem está consumindo o conteúdo.

 

Os objetivos são muitos e vão desde te levar a fazer uma inscrição, até comprar um determinado produto. Mas é claro que para chegar a isso, é preciso planejamento e técnicas de persuasão. No artigo de hoje, produzido pela FreshLab, iremos te mostrar os principais gatilhos mentais utilizados em Inbound Marketing. Bora lá?

 

Mas, afinal: O que são gatilhos mentais?

 

Como o próprio nome já nos dá uma ideia, essas técnicas visam despertar algum comportamento. Dessa forma, é preciso utilizar algumas frases ou estratégias que sejam gatilhos. Tais sensações, podem ser tanto boas, quanto ruins. Tudo irá depender de qual é o objetivo por trás da utilização delas. 

 

Se queremos passar uma ideia de que algo é negativo, por exemplo, podemos fazer isso despertando sensações ruins. Ou seja, falamos sobre algo que é uma dificuldade, situações difíceis, entre outras coisas. Agora, se o objetivo é ser positivo, então iremos falar sobre benefícios e vantagens. Mas, e o Inbound Marketing?

 

O que é Inbound Marketing?

 

Para conseguirmos explicar melhor o que são gatilhos mentais, precisamos falar sobre Inbound Marketing. Basicamente, essa ação visa produzir conteúdos gratuitos e informativos. Assim, empresas de todo o mundo falam sobre seus serviços e produtos. Mas, é claro que elas possuem um objetivo por trás disso: vender.

 

É exatamente nesse momento que os gatilhos entram em ação. Isso porque, para alcançar essas vendas, é preciso técnica. Assim, utilizar estratégias que ajudem o consumidor a finalizar sua jornada de compras é essencial. Durante a produção dos materiais, alguns gatilhos mentais são utilizados. Mas, vejamos quais são eles:

 

Exemplos de gatilhos mentais 


  • Escassez
  • Urgência 
  • Autoridade
  • Reciprocidade
  • Prova social 

 

Quando falamos nessa estratégia, existem muitos exemplos que podem ser citados. Cada um possui um objetivo específico e, por isso, age de maneira única. Confira abaixo, os principais gatilhos utilizados em estratégias de Inbound Marketing:

 

Escassez 

A escassez é uma das estratégias mais utilizadas na hora de vender produtos. Isso porque, com frases como “estoque limitado”, o sentimento de perda é incitado. Assim, o consumidor tende a fazer a compra por medo de ficar sem o produto. Outras fases como “corre que já tá acabando” também são muito utilizadas.

 

Urgência 

A urgência é um dos gatilhos mentais também muito vistos por aí. Essa estratégia visa realizar vendas através de promoções de tempo limitado. Um exemplo, são os produtos que possuem “frete grátis comprando nas próximas 2 horas”. Com frases como essa, consumidores acabam agindo de maneira mais impulsiva. 

 

Autoridade 

Não precisa nem ser um expert no assunto para saber que empresas que apresentam credibilidade são sempre as primeiras opções. O mesmo ocorre com marcas famosas. Esse gatilho funciona através da confiança na empresa e em seus produtos. Sendo assim, demonstrar autoridade provoca confiança e vende! 

 

Reciprocidade 

Sabe quando você, em troca de um material rico ou algo assim, oferece seus dados à uma empresa? Essa estratégia é um dos gatilhos mentais também muito utilizados. Nele, há uma troca, ou seja, de fato a reciprocidade entre cliente e empresa. Tal estratégia é vista em páginas de downloads, por exemplo. 

 

Prova social 

Não dá para negar, um dos maiores desejos dos seres humanos é ser aceito em um determinado ambiente ou comunidade. Sabendo disso, a prova social age tentando convencer o consumidor de que o produto irá ajudar ele nisso. Tal estratégia é muito vista em frases como “faça parte da galera”, ou “somente para os melhores”. 

 

Já deu para perceber como os gatilhos mentais funcionam, né? Agora, tudo que você precisa fazer é contar com um serviço especializado em Inbound Marketing. Assim, os conteúdos de sua empresa irão não somente informar, como vender! Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Continue aqui no blog da FreshLab e leia também:

 

Quais as vantagens do Inbound Marketing para empresas

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks